Behemot ou a Queda (afectos) — Gonçalo Alegria

Behemot ou a Queda (afectos) — Gonçalo Alegria

Behemot ou a Queda (afectos) — Gonçalo Alegria

Estou deitado numa destas tardes de pandemia a pensar no gato Behemot, d’O Mestre e Margarita. O livro já não está aqui, mas é revelado mais presente pela ausência. Sou levado ao Livro de Job, ao Behemoth de Hobbes e ao Daemonologie de James I rei de Inglaterra.

Decidi escrever um texto onde desenhasse o caminho que faço, onde se observe este território na História e não esquecer como se contaminam as coisas. De perceber que o que está a ser dialogado nos textos escolhidos são coisas que se subsumem no resto dos outros textos que assistem ao arrastamento da história.

Percebendo as possibilidades da intertextualidade presente, de não só de extração direta de elementos de outras obras, mas também poder colocar em diálogo na cena: texto, origem, autor e actor. Este processo passará por confrontar o texto aos leitores, críticos, criadores e enquanto equipa, habitar um mundo onde possamos causar mais espantos e dar algo a ler.

 

Ficha Artística / Técnica

Encenação, Texto, Narração: Gonçalo Alegria
Cenografia: Carla Martinez
Desenho de Luz: Manuel Abrantes
Figurinos: Silvana Ivaldi
Interpretação: Inês Rosado, Helena Baronet
Música: João Ferro Martins
Performance Baquete: Daniela Silvestre
Residência de Co-produção: Espaço do Tempo
Residência de Escrita: trust Collective

 

Sobre Gonçalo Alegria

Estudou música com Walter Lopes, José Eduardo, Mário Delgado e atualmente frequenta o Mestrado de Artes Musicais na Universidade Nova de Lisboa.

Começou a trabalhar em teatro em 1999 tendo sido membro do Teatro do Vestido entre 2001 e 2013. Frequência do Curso de Ilustração do Ar.Co. entre 2002 e 2004. Foi professor de Som e Luz na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo. Frequentou o Curso de Artes da Performance Interdisciplinares e Tecnológicas, Programa Gulbenkian Criatividade eem 2008. É membro do coletivo Silvestre Alegria e desenvolve uma pesquisa artística interdisciplinar onde utiliza, entre outras matérias, o som, a rádio, performance e a escrita. Colaborou entre outros com: Ana Libório, Diana Niepce, Galeria Zaratan, Miguel Castro Caldas, Andresa Soares, Matthieu Ehrlacher, Ainhoa Vidal, Marina Nabais, Companhia Caótica, João Ferro Martins, Daniela Silvestre, Máquina Agradável, Silvia Pinto Coelho, João Pedro Vaz, SubUrbe, Teatro Praga, Ninho de Víboras e Teatro Meridional.

Escreveu em televisão para o programa de culinária O Ingrediente Secreto. Fez captação, música e montagem de som para cinema.

Dedica-se no seu trabalho pessoal a escrever textos originais, realizar trabalho sonoro, radiofónico, performático e cénico.