Baby — William Cardoso
Baby é uma peça que mistura movimento e performance através do corpo, em relação com o espaço e o outro. O dualismo é o sujeito que predomina a pesquisa deste trabalho. Cada processo artístico é uma jornada pessoal para o coreógrafo William Cardoso.
O dualismo; temos num lado o interior, portanto o pensamento, o imaginário, o nosso jardim secreto e o seu oposto; a matéria, o corpo, a nossa realidade tal como a vemos através dos nossos olhos. William interessa-se nesta coabitação que nem sempre é fluida e fácil. Em Baby, questionamos os limites do outro, com o intuito de encontrar um certo balanço – ou não. No processo de pesquisa, vamos tentar compreender a palavra que domina os media, os filmes e os videojogos; violência. Haverá também uma forte influência da maternidade neste processo. Procuramos uma honestidade profunda. A energia des intérpretes serão a percussão e o ritmo do trabalho. Qual a forma em que o som irá existir? Como será produzido? William pretende ser ele mesmo a criar os efeitos sonoros para complementar a peça mas, acima de tudo, pretende continuar a desenvolver e e perscrutar no silêncio. A ausência do silêncio. O silêncio é uma referência que sempre existiu no seu trabalho e que o artista pretende continuar a investigar com mais intensidade.
William procura aprofundar a ideia de se confrontar a si mesmo e ao outro com o objetivo de se expor aos olhos de todes. Como podemos libertar-nos e encontrar a felicidade numa sociedade que nos impede de avançarmos e abrir as nossas próprias asas?
Ficha Artística / Técnica
Conceito e Coreografia: William Cardoso
Intérpretes: Cheyenne Vallejo and Alice De Maio
Músico: Diogo Melo
Desenho de Luz: Marc Thein
Produção: William Cardoso Company
Produção Executiva: Léa Wiplier – Beast Production
Co-Produção da criação: Escher Theater
Co-Produção da Pesquisa: Kinneksbond, Centre Culturel Mamer, TROIS C-L – Centre de Création Chorégraphique Luxembourgeois
Parceiros do Projeto: L’Abri à Genève (CH), Le Grand Studio – Bruxelles (BE), CN D – Centre national de la danse Lyon, (FR), TROIS C-L – Centre de Création Chorégraphique Luxembourgeois (LU) Kinneksbond, Centre Culturel Mamer, (LU), O espaço do Tempo in Montemor-o-novo (PT), Ballet Karukera, Guadeloupe (FR), Réseau Grand LUXE, Escher Theater (LU)
Sobre William Cardoso
William Cardoso é um bailarino e coreógrafo que vive entre o Luxemburgo e Portugal. Começou a dançar no Conservatório de Música em Esch-sur-Alzette antes de entrar na escola profissional EPSE Danse, em Montpellier. Após terminar os seus estudos, William decidiu viajar por diferentes países na Europa. Nas suas viagens, conheceu artistas de diferentes origens e isso permitiu-lhe continuar os estudos fora do sistema escolar. Em França, conheceu o trabalho de Clara Villabla e Olivier Dubois. Começa também a trabalhar com Florence Peake e Eve Stainton. Já em Luxemburgo, trabalha com vários coreógrafos tais como Jill Crovisier, Giovanni Zazzera, Léa Tirabasso, entre outres. Juntou-se à companhia de Fabian Thomé Duten em Madrid. Mais tarde, juntou-se às Himherandit Productions de Andreas Constantinou, em Aarhus, com quem manteve um contacto profissional até hoje. Paralelamente à sua carreira enquanto performer, William desenvolve o seu trabalho enquanto artista independente. Já terminou três peças e está, neste momento, a trabalhar na terceira. Os seus trabalhos anteriores já foram à Alemanha e a França.